Arquidiocese celebra o Dia Nacional de Ação de Graças
adcionada em 17/11/2012
No próximo dia 22 de novembro, a partir das 9h, a Arquidiocese do Rio de Janeiro vai realizar, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro, o “Te Deum” ("A Ti, Deus") — ato solene que tem o caráter religioso de adorar, dar graças a Deus e pedir pela pátria. Realizado anualmente no Dia Nacional de Ação de Graças, o Te Deum tem o objetivo de agradecer a Deus por todas as bençãos recebidas durante o período. Além disso, a data fecha o calendário litúrgico e também o calendário civil do ano letivo, reunindo as escolas do Rio de Janeiro para agradecer pelos bons frutos colhidos dos trabalhos de 2012.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, fará a abertura e presidirá o Te Deum. Participarão do momento solene representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares e membros do clero. O destaque deste ano será um encontro entre o clero e os políticos eleitos na última votação, realizada no dia 7 de outubro.

— O Te Deum coloca junto todos aqueles que podem servir: executivo, legislativo, judiciário... Todos nós que caminhamos na Igreja e acreditamos no Deus único. Essa cerimônia nos envolve para agradecer e bendizer ao Senhor, afirmou Dom Orani.

Foi o Presidente Gaspar Dutra que, em 1949, instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira do mês de novembro. Há mais de 20 anos o Governo do Estado assume, junto da Arquidiocese do Rio, a organização do evento.

Programação:

9h – Abertura

10h – Intervenções dos políticos

11h – Te Deum

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé fica na Rua Sete de Setembro, 14 – Centro.